terça-feira, 1 de julho de 2008

Calendários

Exemplo: Calendário Mensal


Informação sobre calendários retirado do site EDIF - Projecto de Intervenção
Multideficientes

Os calendários são constituídos por símbolos que estão organizados de forma sequencial e que representam actividades a realizar, auxiliando a criança com multideficiência a compreender o que vai fazer.

Os símbolos utilizados no calendário podem ser palavras, imagens ou objectos e a sua escolha depende das capacidades visuais e cognitivas da criança.

Antes de se utilizar este sistema é necessário estabelecer rotinas diárias e conhecer as capacidades comunicativas, visuais, motoras e cognitivas da criança.


Existem vários tipos de calendários:

* Calendário de antecipação
– permite à criança antecipar os eventos ou as actividades que vão acontecer a seguir.
DOWNLOAD

* Calendário diário – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo do dia.
* Calendário semanal – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo da semana.

* Calendário mensal – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo do mês. DOWNLOAD

* Agenda – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo de um conjunto de meses, período ou semestre.


Sugestões relativas ao uso de calendários:

- utilizar os calendários em vários ambientes (salas de aula, ginásio, casa...);

- conversar com a criança acerca das actividades organizadas sequencialmente;

- explicar que as actividades se realizam umas a seguir às outras;

- aumentar gradualmente a quantidade de actividades expostas no calendário;

- criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança seleccione o objecto que deverá representar a actividade;

- utilizar o calendário para explicar a razão de determinada actividade não se realizar;

- adicionar informação em relação à actividade (por exemplo: local, com quem...);

- usar o calendário para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar novas actividades;

- utilizar o calendário para fazer perguntas, comentários, pedidos, etc. acerca das actividades realizadas.


Exemplo: Calendário de antecipação



















Exemplo. Calendário diário



















Exemplo: Calendário semanal



3 comentários:

Mrs_Noris disse...

Sofia, gostei especialmente do calendário mensal onde a criança pode colar e descolar os dias no velcro. Excelente trabalho. Vou aproveitar a ideia. Um beijo.

candida disse...

sou professora e tenho um aluno autista
gosto imenso das suas sugestões
obrigada

Bruna Sathler disse...

Olá sou mãe e estava atrás desse trabalho em portugues,adorei tudo,já baixei,agora vou tentar usá-los com minha filha.Obrigada por compartilhar conosco,com certeza o blog será indicado por mim a mtas mãe como eu q não tem condições de comprar ou ter um atendimento com profissionais q utilizam esse método,temos então que improvisar.Um abraço!